Berta Nunes, ex-presidente da Câmara de Alfândega da Fé, que suspendeu o mandato em julho, vai ser a nova secretária de Estado das Comunidades. Substitui José Luís Carneiro, que passa a ser secretário-geral Adjunto do PS.
Corpo do artigo
A ex-autarca de Alfândega da Fé, Berta Nunes, que deixou a liderança daquele município para entrar na lista de candidatos a deputados por Bragança, vai ocupar a pasta da Secretaria de Estado das Comunidades, apurou o JN.
Berta Nunes, que é médica e durante anos dirigiu alguns organismos de Saúde na região, esteve na última década à frente dos destinos daquele município.
A socialista sucede a José Luís Carneiro, que teve a pasta das Comunidades Portugueses desde 2015 e que agora ruma à cadeira de Ana Catarina Mendes, como secretário-geral Adjunto do PS.
Carneiro, também ele um ex-autarca, mas de Baião, ganha assim um lugar de destaque dentro do partido, apesar de até ter sido apoiante de António José Seguro nas primárias contra António Costa, em setembro de 2014.
O Governo tomará posse dia 23 de outubro, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, que admitiu, esta quinta-feira, que na mesma cerimónia poderão ser empossados os novos secretários de Estado. Em 2015, a posse de todo o Executivo teve os mesmos moldes, com todos os governantes a assumirem as suas pastas.