Foram precisos 14 anos e cerca de 300 milhões de euros para a Bial desenvolver o primeiro fármaco com patente nacional. Hoje, o antiepilético Zebiniz já é comercializado em 11 países europeus.
Corpo do artigo
Para o sucesso deste grupo farmacêutico, que é líder no mercado europeu da imunoterapia, muito tem contribuído a aposta na investigação. No ano de 2008, a Bial ocupava a quarta posição no geral e a primeira na área da saúde no ranking das 100 empresas com maior investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D), em Portugal, segundo uma classificação elaborada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Nos últimos anos, a empresa sedeada em S. Mamede do Coronado, Trofa, tem regularmente investido mais de 20% da sua facturação anual em I&D. E, nos próximos oito anos, a Bial Industrial Farmacêutica conta investir cerca de 40 milhões de euros neste departamento. Actualmente, o grupo conta com uma equipa de 800 colaboradores, sendo que mais de 65% destes têm formação superior e 4% são doutorados.