Turismo do Porto e Norte representado em exposição mundial. Objetivo é atrair mercado "de alto rendimento".
Corpo do artigo
A louça preta de Bisalhães, em Vila Real, a filigrana tradicional de Gondomar e os pauliteiros de Miranda do Douro vão representar a região do Porto e Norte na Expo 2020 Dubai, evento mundial que vai contar com a participação de 192 países entre 1 de outubro deste ano e março de 2022. Captar turistas com elevado poder de compra e aumentar a estadia média na região estão entre os objetivos desta viagem até ao Médio Oriente.
"É o primeiro grande evento mundial no pós-pandemia. É um momento muito importante de comunicação e promoção do Porto e Norte junto de uma região turística que todos os estudos apontam como aquela que mais irá crescer até 2030", sublinha Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), falando de "um mercado de alto rendimento" que importa captar. "Permite resolver o problema da estadia média na região, que está em quase duas noites, e pode diminuir o índice de sazonalidade, porque são mercados que vêm em contraciclo com as nossas estações mais fortes", diz o responsável.
A expectativa é que, no próximo ano, logo depois do evento, comecem a cair as primeiras reservas do mercado do Médio Oriente. Luís Pedro Martins garante que a região está preparada para um cliente "premium" e só lhe falta recuperar "a conectividade aérea" no aeroporto Francisco Sá Carneiro. "Com a pandemia perdemos a Emirates, mas esperamos recuperá-la. Temos como garantida a Turkish Airlines e estamos a aguardar ansiosamente pelo plano de retoma de operação por parte da TAP", esclarece.
A participação portuguesa na Expo Dubai decorre sob o lema "Portugal - um mundo num país", que remete para um país com história secular, mas com visão de futuro.
PAVILHÃO DE PORTUGAL
Louça preta de Bisalhães
A louça preta da aldeia de Bisalhães, em Vila Real, é Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2016 e faz parte da lista do património que necessita de salvaguarda urgente da UNESCO.
Filigrana e pauliteiros
A estratégia do Turismo do Porto e Norte é levar "os patrimónios mundiais" ao Dubai. Assim, incluiu-se a filigrana de Gondomar e os pauliteiros de Miranda, ambos candidatos a património da UNESCO.
Palco central
O Pavilhão de Portugal, onde estarão representadas outras tradições e potencialidades, vai ficar localizado em frente ao Jubilee Park, o maior recinto para espetáculos da Expo 2020 Dubai.