Bispo José Ornelas destaca que Américo Aguiar será um dos conselheiros do Papa
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou este domingo a nomeação de Américo Aguiar para cardeal da Igreja Católica, lembrando que estes "são os primeiros conselheiros do sucessor de Pedro em Roma e para a Igreja".
Corpo do artigo
O Papa Francisco anunciou este domingo a criação de 21 novos cardeais, tendo escolhido o bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, segundo uma publicação do canal Vatican News na rede social Twitter.
"É com grande alegria que recebi a nomeação cardinalícia de D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, para cardeal", afirmou José Ornelas, presidente da CEP.
"Para a Igreja portuguesa, é uma notícia feliz que nos alegra pelo reconhecimento do trabalho de D. Américo e a sua dedicação à Igreja, mas também para nós todos, como Igreja portuguesa, na nossa união com o Santo Padre, uma vez que os cardeais são os primeiros conselheiros do sucessor de Pedro em Roma, e para a Igreja", afirmou José Ornelas.
O presidente da CEP vê também na escolha de Américo Aguiar "um reconhecimento grato do seu trabalho à frente da Fundação JMJ (Jornada Mundial da Juventude)", acreditando que a nomeação será "um estímulo para todos os jovens em Portugal" e para a JMJ "que estão à beira de se realizar".
"Este reconhecimento para nós todos é muito grato", concluiu José Ornelas, desejando a Américo Aguiar "as maiores felicidades no desempenho desta nova missão que o Santo Padre lhe confia como Cardeal".
Américo Aguiar é o principal responsável da Igreja Portuguesa pela realização da JMJ, que se vai realizar em Lisboa e em Loures na primeira semana de agosto. Será o 48.º cardeal português, segundo a agência Ecclesia.
"Rezemos pelos novos cardeais, para que, confirmando a sua adesão a Cristo, misericordioso e fiel sumo sacerdote, eles possam ajudar-me no meu ministério como bispo de Roma para o bem de todo o santo povo fiel de Deus", disse este domingo o Papa, citado pela agência italiana ANSA.