Com a Black Friday à porta, saiba que nem todas as promoções podem ser rentáveis para os consumidores. É necessário redobrar a atenção para confirmar se os preços são, de facto, verdadeiros. Veja aqui algumas dicas para enfrentar a sexta-feira negra e não se deixar enganar por falsos descontos.
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O que é a Black Friday?
Trata-se de uma tradição norte-americana que abre a época de compras natalícias. É celebrada em todo o mundo na última sexta-feira de novembro. Segundo a legislação portuguesa é uma prática comercial com redução de preço. Ou seja, independentemente do seu nome, são campanhas de vendas com desconto.
As práticas de redução de preço devem obedecer a regras?
Sim. Segundo a Deco, na venda de redução de preço, ou seja, saldos, promoções e liquidações, deve ser referido de forma inequívoca a modalidade de venda, o tipo de produtos, a respetiva percentagem de redução e a data de início e o período de duração. É importante também reter dois conceitos: o “preço mais baixo anteriormente praticado” é o preço mais baixo a que o produto foi vendido, fora dos períodos de saldo ou de promoção, nos 30 dias anteriores ao dia que é colocado à venda em saldo. A “percentagem de redução” está relacionada com o preço mais baixo anteriormente praticado. Se o produto nunca foi comercializado naquele estabelecimento, a percentagem é relativa ao preço a praticar após o período de redução.
A Deco disponibiliza ainda, no seu site, uma ferramenta que permite comparar preços e evitar que se deixe enganar por falsos descontos ou promoções.
Devo ter mais atenção nas compras que fizer neste periodo?
A verdade é que deve informar-se e evitar comprar gato por lebre em qualquer altura do ano. Mas, nestas ocasiões, deve ter especial cuidado, por exemplo, com promoções “pague 2 e leve 3”. A Deco aconselha que pode ser uma falsa ação para poupar. Por um lado porque pode nem estar a precisar dos produtos, por outro deve verificar a data de validade e pensar mesmo se precisa.
Segundo o Centro Europeu do Consumidor Portugal, algumas lojas online também utilizam a estratégia de usar afirmações como “quase esgotado” ou “restam apenas três unidades” para levar os consumidores a efetivar a compra. “Esta abordagem deliberadamente manipuladora é conhecida como “padrões obscuros” e visa persuadir os compradores online a comprar”, salienta o centro europeu.
E devo ter o mesmo cuidado com as compras à distância?
Nas compras online é importante ter atenção ao limite mínimo de compras que as lojas impõem para oferecer os portes de envio, acabando o consumidor por gastar mais do que o planeado na sua compra inicial para não ter de suportar os custos de entrega. O Centro Europeu do Consumidor Portugal lembra que o consumidor tem liberdade para devolver qualquer produto comprado online no prazo de 14 dias. E não precisa de justificar.
Posso trocar um produto com defeito adquirido na Black Friday?
Claro. Tal como refere o Centro Europeu do Consumidor Portugal, nestes casos o consumidor tem direito a uma substituição ou um reembolso até dois anos após a compra. E lembre-se: se comprar um artigo com cartão bancário pode cancelar o seu pagamento através do chamado procedimento de “estorno”, nomeadamente se o valor for debitado duas vezes ou se tiver sido alvo de fraude. Nestes casos, deverá contactar o banco para iniciar o processo.
Existem esquemas de phishing ligados à Black Friday?
Sim. Tal como o JN noticiou, a Check Point Software Technologies registou um aumento de 13% no número de ficheiros maliciosos relacionados com encomendas e entregas em comparação com outubro de 2022. Na prática, os piratas informáticos enviam emails aos consumidores com links que são criados pormenorizadamente para imitar os links dos sites oficiais das marcas. “ A maior parte das vítimas não suspeitam destes emails e são levados a carregar nestes links que têm um fundo malicioso, que as levam até websites falsos das marcas”, refere Rui Duro. A Check Point Software Technologies adianta também que encontrou este ano alguns websites de phishing que tentam imitar websites oficiais de marcas de luxo, como Louis Vuitton, Rolex e Ray-Ban.
Que cuidados devo adotar para fazer compras em segurança?
Ao JN, a Deco salienta que é fundamental “comparar antes de comprar e verificar se está perante uma boa oportunidade de compra. Pode também fazer uma lista do que realmente precisa, contornando as compras por impulso.
Não é menos importante atestar a credibilidade do vendedor ou empresa no caso das compras online. E atenção aos meios de pagamento. O Centro Europeu do Consumidor Portugal deixa uma dica óbvia: ter calma para ajudar o ambiente. “A Black Friday é um dia bastante sombrio para o meio ambiente. Por isso sugerimos o seguinte: Por cada artigo que ficar em stock, ganha o ambiente e a sua carteira também”, aconselham.