O canal Al Jazeera America acabou com as suas publicações online esta sexta-feira, em antecipação ao encerramento total do canal televisivo, agendado para 30 de abril.
Corpo do artigo
A partir deste sábado, o site da Al Jazeera America não fará mais publicações. A medida faz parte das operações de encerramento da estação televisiva nos EUA, que deixará de emitir no dia 30 de abril, pelo facto de "o modelo de negócio não ser sustentável à luz dos desafios económicos", justificou o diretor-geral, Al Anstey, num comunicado emitido em janeiro.
Esta sexta-feira, o responsável pelo departamento digital do canal, Tony Karon, publicou a última notícia do site, uma "nota de despedida" a que deu o nome de "Boa noite, e boa sorte".
"Tentámos, no nosso breve mandato, apoiar a tradição de um jornalismo norte-americano que reconforta aqueles que estão em aflição e aflige aqueles que estão confortáveis. A tradição antecede o AJAM [Al Jazeera America] e continuará a perdurar. Mas o AJAM ofereceu-nos um breve sabor inspirador de um mundo onde os jornalistas talentosos são libertados para perseguirem as melhores tradições da profissão, sem pressão comercial", escreveu.
Os membros da equipa digital também quiseram prestar homenagem ao trabalho feito nos últimos anos e, para tal, lançaram a plataforma bestojajam.com, que compila imagens dos trabalhadores e alguns dos seus melhores artigos.
Apesar de já não estar ativo, o site continuará a existir e a funcionar como arquivo de materiais publicados desde o lançamento da estação nos EUA, em 2013. O canal televisivo continuará a emitir até ao dia 30 de abril.