Há populações no Alentejo que estão a ser servidas por autotanques. Algarve não tem falhas, mas pondera agravar as tarifas ainda em 2023 para travar o consumo, que está a crescer.
Corpo do artigo
Este ano, os bombeiros já realizaram 1539 abastecimentos de água, sendo que 449 foram em junho (o último mês em que há dados disponíveis). Quase todo o território de Portugal continental está em seca, embora as situações mais críticas sejam no Alentejo, onde há autotanques a abastecer povoações, e no Algarve, onde os municípios ponderam subir os tarifários para travar o consumo de água a crescer. A Comissão da Seca reúne-se hoje para avaliar a situação.
O relatório de junho de Monitorização Agrometeorológica e Hidrológica dá conta de que, só naquele mês, foram reportadas 449 operações de abastecimento com recurso a meios dos bombeiros, com destaque para os municípios de Barcelos (34), Paços de Ferreira (30), Ferreira do Alentejo (29) e Sines (27). Corresponde a “um aumento de cerca de 37%” face a maio e a uma “redução de 4%” comparativamente com a média de anos anteriores.