Existem brinquedos para todas as idades e gostos. Mas a Direção-Geral do Consumidor alerta que há riscos. Este ano, emitiu quase 400 alertas sobre brinquedos. Conheça aqui alguns dos perigos mais comuns.
Corpo do artigo
Bolas de plástico - químico
Os químicos presentes nos brinquedos podem ser prejudiciais para a saúde dos mais novos. Os ftalatos, por exemplo, podem causar danos no sistema reprodutor. E a ingestão e o contacto com uma quantidade excessiva de boro, substância presente nos “slimes”, pode ser prejudicial para os mais novos.
Brinquedos com ímanes - engasgamento
Os brinquedos com peças muitos pequenas podem provocar engasgamento ou sufocar. Nos brinquedos expansíveis (como os ovos com bonecos no interior), o boneco expande-se quando em contacto com a água. Se a criança o engolir, o contacto com os líquidos do estômago fará com que o boneco se expanda, provocando bloqueio intestinal.
Trotinetas para brincar - ferimentos
Se o material não for seguro, o tubo da direção da trotineta pode partir-se e a criança pode sofrer uma queda e ferimentos. As peças pequenas, como as bolas, têm um fluxo magnético forte. Se uma criança engolir estas bolas, estas podem atrair-se mutuamente e causar bloqueio intestinal ou perfuração.
Trajes de fantasia - queimaduras
Os trajes de fantasia, disfarces, máscaras ou perucas são alguns dos exemplos de brinquedos facilmente inflamáveis. Se os mais pequenos usarem tais trajes perto de uma fonte de ignição, estes podem com relativa facilidade incendiar-se e, consequentemente, provocar queimaduras.
Máquinas de bolas de sabão - ambiente
Os brinquedos com pilhas, bolas de plástico ou máquinas de bolas de sabão são prejudiciais para o ambiente. Além disso, o cádmio (uma substância presente nas soldaduras) se for ingerido ou inalado pode causar lesões nos órgãos e provocar cancro. E o chumbo também pode acumular-se no corpo e causar neurotoxicidade de desenvolvimento.
Ioió - puffer ball - estrangulamento
No caso dos brinquedos com cordas compridas, como o ioió, podem provocar estrangulamento. O brinquedo tem um cordão comprido. Se ficar preso na zona do pescoço durante as várias atividades da criança, pode dar origem a acidentes graves ou fatais.