Eduardo Cabrita garantiu, esta terça-feira, que até ao final do dia serão reveladas algumas conclusões sobre "características" das 70 mil golas antifumo inflamáveis que foram adquiridas para o programa "Aldeia Segura".
Corpo do artigo
Tal relatório surge três dias depois de o ministro da Administração Interna ter ordenado a abertura "com urgência" de um inquérito ao processo de aquisição daquelas golas antifumo e "kits", destinados a 1909 povoações que integram aquele programa.
Não são ainda as conclusões do inquérito da Inspeção Geral da Administração Interna - IGAI, que Eduardo Cabrita mandou abrir no sábado ao caso de compra de golas antifumo e "kits" de emergência para o programa "Aldeia Segura, Pessoa Seguras", mas a revelação das "características técnicas" das golas que irá ser conhecida até ao final da tarde desta terça-feira.
O anúncio foi feito pelo ministro durante o discurso que fechou a cerimónia na Liga dos Bombeiros, em Lisboa, de lançamento da campanha "Bravos Heróis", na qual a Global Media participa.
"Será hoje revelado na sua versão preliminar o relatório pedido a Domingos Xavier Viegas", sublinhou o ministro. "Leiam com atenção esse relatório", exortou.
Sobre a polémica suscitada a partir do material das golas distribuídas às populações, Eduardo Cabrita comentou: "Vi muitos comentários nos últimos dias a partir de uma matéria que não sei nada, a serem dados com caráter afirmativo".
O ministro da administração Interna fez questão em sublinhar que o foco deve ser a prevenção e que é preciso nesta fase ter "serenidade e confiança nos nossos bombeiros e não criticá-los quando o incêndio está em curso". Situou ainda: em comparação média com os incêndios dos últimos 10 anos, 2019 regista um valor 34% abaixo do número de incêndios.