
André Rolo / Global Imagens
A época balnear a nível nacional só deve começar este domingo, arrancando em Cascais e na Madeira. Mas alguns concessionários de praias de Cascais e Almada pediram às autarquias para começar a explorar os negócios no areal mais cedo. Para tal, garantem a vigilância com nadadores salvadores.
Algumas praias de Cascais vão ter, a partir deste sábado, os apoios de praia, como toldos e palhotas, a funcionar e nadadores salvadores a assegurar o salvamento aquático.
A informação foi avançada ao JN pelos capitães dos Portos de Cascais e Lisboa, que consideram que esta antecipação vai fazer aumentar a segurança dos banhistas. Em Almada, é previsto que a época balnear comece apenas em junho mas, de acordo com Diogo Branco, capitão do Porto de Lisboa, "houve 12 concessionários que pediram - e tiveram a aprovação - para começar já este domingo. No dia 7, outro concessionário abrirá o negócio na frente praia e no dia 15 outros dois".
Em Cascais o pedido para abrir já este sábado foi feito e aceite por concessionários das praias de Carcavelos, Guincho, Conceição e Duquesa. Nestas praias, já há nadadores salvadores assegurados pela autarquia, mas os salários passam agora a ser pagos pelos concessionários.
A Marinha considera que o mar ainda não é de verão e apresenta perigos escondidos. Por isso alerta para a existência de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros por toda a costa.
Marinha pede cuidados
"É importante ter em conta que, nesta época do ano, o mar é de inverno e apresenta a sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte, criando nas praias zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros", refere o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, Silva Luís ao JN.
A colocação de nadadores salvadores em praias de norte a sul ao longo do verão afigura-se complicada tal como nos anos anteriores e principalmente no arranque. A maior parte frequenta o ensino superior e só está disponível depois da época de exames.
Alexandre Tadeia, presidente da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores insiste que o Governo deve publicar os incentivos à profissão, tais como isenção de propinas, o estatuto de trabalhador estudante, o acesso a uma nova época de exames, a isenção de pagamento de IRS nos meses de verão, ou incentivos à contratação no primeiro emprego, que em seu entender poderão servir para atrair mais profissionais.
