Autarquias sobem ou mantêm gastos com fogo de artifício relativamente a 2019. Municípios contratam principais cantores e bandas para animar a última noite de 2022.
Corpo do artigo
As autarquias estão a retomar os festejos da passagem de ano, depois de dois anos de interregno devido à pandemia, apurou o JN junto de vários municípios. Muitos sobem ou mantêm custos com fogo de artifício, para satisfação das pirotécnicas. O tempo, especialmente no Norte e Centro, é que pode não ajudar à festa (ler caixa), mas os programas prometem, como se vê em alguns exemplos que destacamos.
No Porto, a Câmara prevê despender 40 mil euros em fogo de artifício, acima dos 25 mil de 2019. A festa toda custará 400 mil euros. Já em Lisboa, a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural irá gastar 225 mil euros em foguetes (90 mil em 2019). O programa total ronda os 663 mil (624 mil em 2019).
David Costa, da Pirotecnia Minhota, em Ponte de Lima, afirma que o trabalho para esta passagem de ano "está ao nível de 2019". "Houve uma recuperação, temos muito trabalho para as festas públicas do Porto, Figueira da Foz, Faro, V. Real de Santo António e Viana", disse ao JN.
São vários os que estão a dar seguimento aos programas cancelados em 2021. É o caso de Setúbal, que reserva 45 mil euros para fogo de artifício, de Viana, que mantém 13 650 euros, e de Sesimbra, que prevê gastar 22 mil com o "mesmo espetáculo que não foi realizado por causa da pandemia".
Santo Tirso gasta 3000 euros em foguetes, valor "idêntico ao de 2019". Viseu cortou no orçamento global (de 150 mil em 2019 para 100 mil este ano), mas o custo com fogo de artifício é quase igual: 15 mil. Braga gasta menos em foguetório, passando de cerca de 10 mil (2019) para 6500 (este ano).
Porto - Daniel e Piçarra no Queimódromo
A Câmara do Porto preparou uma celebração em dois polos. No Queimódromo, o concerto de Fernando Daniel começa às 22.30 horas. Segue-se um espetáculo audiovisual a partir das 23.55 horas. Já em 2023, subirão ao palco Diogo Piçarra e Moullinex. No centro da cidade, à meia-noite será lançado fogo de artifício a partir do quartel da Praça da República, para onde foi transferida a animação pirotécnica que antes tinha lugar nos Aliados.
Lisboa - Gonzo, Cuca e muitos mais
Lisboa celebra a passagem de ano no Terreiro do Paço. Paulo Gonzo atua às 22.30 horas. Depois da meia-noite sobrem ao palco Bonga, Cuca Roseta, Elida Almeida, Lura, Pongo e Samuel Úria, entre outros que dão a voz para criar um espetáculo que deambulará entre o fado, o funaná, as mornas e as coladeiras.
Coimbra - Gipsy Kings com festa na Baixa
Gipsy Kings by Tonino Baliardo, Insert Coin e os Per7ume são os cabeças de cartaz do Fim de Ano na Baixa de Coimbra. A festa continua com os DJ Kiss Kiss Bang Bang, Code e Ky-MO, para além da animada Revival Music.
Figueira da Foz - Quatro e Meia após a meia-noite
A Figueira da Foz volta a apostar na passagem de ano com Bafo & João Peneda (22.30 horas), fogo de artifício à meia noite, seguindo-se um concerto dos Quatro e Meia, às 0.30 horas, na Avenida 25 de Abril. Às 2 horas atuam os Terminal e, às 3 horas, DJ Stiff.
Viseu - Richie Campbell abre o ano
Em Viseu a festa da passagem de ano decorre no recinto da Feira de São Mateus, com Mundo Segundo (22.30 h), fogo de artifício à meia-noite e depois sobe ao palco Richie Campbell.
Castelo Branco - Carlão com Marisa Liz
O programa começa pelas 22 horas, no centro cívico, com DJ Hugo Rafael e os Insert Coin. Depois da meia-noite e do fogo de artifício, sobem ao palco Carlão com Marisa Liz para um espetáculo conjunto.
Mira - Piromusical antecede D.A.M.A
Os D.A.M.A , que atuam às 0.30h, são cabeça de cartaz do Réveillon da Praia de Mira que, com os Funil & Abelhinha (22.30h), DJ Raul Lemos (2h) e os DJ Rich&Mendes (4h), vão animar a noite, que conta com um espetáculo piromusical à meia-noite.
Viana do Castelo - Foguetório sobre o rio Lima e DJ
Para o réveillon foi preparado o tradicional fogo de artifício sobre o rio Lima e instalada uma tenda gigante. No Largo das Neves, a partir das 23.30 horas, haverá diversão com os DJ locais Math e Fábio Gonçalves, o portuense Sérgio Miranda e a artista internacional Zanova.
Braga - Tony Carreira para ajudar a CERCI
A passagem de ano leva Tony Carreira ao Altice Forum Braga para um concerto solidário. Os bilhetes custam entre 3 e 5 euros e a receita reverte a favor da CERCI Braga.
Vila Real - Madeiro e Quim Barreiros
O Ano Novo em Vila Real será recebido na Praça do Município, onde não faltará o calor do Madeiro de Ano Novo, a partir das 18 horas, o concerto de Quim Barreiros, às 22.30 horas, culminando, pelas zero horas, com uma sessão de fogo de artifício. Pela noite dentro estará o DJ Fernando Alvim.
Évora - Ana Bacalhau na Praça de Giraldo
A passagem de ano em Évora está sedeada na Praça de Giraldo com um concerto de Ana Bacalhau, às 22.30 horas, seguindo-se à meia-noite o fogo de artifício e, quinze minutos depois, entra em ação o DJ Foksen.
Albufeira - Rui Veloso na praia
A Praia dos Pescadores, em Albufeira, recebe, às 22 horas, um espetáculo que junta em palco Rui Veloso e Tatanka. Segue-se um espetáculo piromusical aquático. Após a meia-noite entrará em cena o DJ Guga.
Portimão - Queen e foguetes em três locais
A noite em Portimão vai ser com música dos Queen, tributo pelos Mercury Falls, às 22 horas, na zona ribeirinha. À meia-noite há fogo de artifício neste local, na Praia da Rocha e Alvor.