O tenente-general Campos Serafino vai ser o novo vice-chefe de Estado-Maior do Exército e vai tomar posse no dia 19, data em que o atual detentor do cargo passa à situação de reserva, soube o JN. Também foi escolhido o novo vice-chefe de Estado-Maior da Força Aérea, o tenente-general, Pimenta Sampaio.
Corpo do artigo
Campos Serafino ocupava até agora o cargo de Quartel-Mestre-General e tinha por inerência o Comando da Logística do Exército. O tenente-general Campos Serafino foi a escolha do chefe de Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, para substituir Rodrigues da Costa, que no dia 19 passa à reserva.
A proposta para o novo cargo foi feita por Rovisco Duarte ao ministro da Defesa, Azeredo Lopes, embora a nomeação tenha que ser confirmada pelo presidente da República, tal como vai acontecer com Pimenta Sampaio, proposto pelo chefe da FAP, general Manuel Teixeira Rolo.
Campos Serafino é um nome consensual dentro do Exército, que continua agitado na sequência do caso de Tancos, que acabou por ter também consequências na hierarquia, com a demissão dos tenentes-generais António Menezes e José Calçada, comandante operacional e do pessoal, respetivamente. No entanto, os lugares ocupados por estes dois oficiais continuam em aberto, uma vez que se prevê ser necessário proceder a promoções no ramo chefiado por Rovisco Duarte.
O tenente-general Campos Serafino é oriundo da Arma de Infantaria e tem 57 anos.