Carneiro desafia Governo a cumprir compromissos responde à acusação de "liderança frouxa"
O secretário-geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro, esteve este sábado em Baião para apoiar a recandidatura de Paulo Pereira à presidência da Câmara Municipal.
Corpo do artigo
À margem do evento, dirigiu duras críticas ao Governo, acusou o primeiro-ministro de omitir um acordo com o Chega e exigiu uma resposta clara sobre a gestão da saúde e da habitação no país.
José Luís Carneiro respondeu diretamente à acusação do líder do Chega, André Ventura, que recentemente classificou a sua liderança como “frouxa”. A crítica surgiu após Carneiro ter afirmado no parlamento que “nunca tinha visto um deputado tão fanfarrão” como Ventura.
“Quando alguns pensam que temos uma liderança frouxa, nós sabemos bem de que natureza somos feitos”, declarou em Baião, perante uma plateia de apoiantes, recordando o caminho das pedras que teve de percorrer para chegar a presidente de câmara de Baião.
Paulo Pereira reforçou a defesa do líder socialista: “O Zé Luís não tem sangue azul, não nasceu numa família que lhe abrisse portas. Abriu-as com trabalho e sabedoria.”
José Luís Carneiro fez um apelo à ação política contra os extremismos: “Temos de os vencer casa a casa, porta a porta, com palavra e informação. Não com agressividade, mas com verdade e cultura democrática.”
Críticas ao Governo e ao alegado acordo com o Chega
Referindo-se à entrevista do ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, que admitiu um entendimento com o Chega, Carneiro questionou diretamente Luís Montenegro: “Quem fala a verdade? O primeiro-ministro que o negou, ou o ministro que agora o confirma?”
Na área da saúde, denunciou a ausência de um plano de coordenação de emergências hospitalares, prometido há um ano. Afirmou que o PS entregou uma proposta técnica detalhada, que será também apresentada na Assembleia da República.
Na habitação, apontou falhas graves do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). “Em Baião, há um projeto pronto para 50 apartamentos que aguarda resposta há meses. Isto repete-se por todo o país. Os autarcas nem são atendidos.”
Apoio inequívoco ao recandidato Paulo Pereira
Carneiro, que liderou a autarquia de Baião antes de Paulo Pereira e lhe passou o testemunho há oito anos, garantiu total apoio à recandidatura do atual presidente, destacando a sua integridade e compromisso com o território. “É o homem certo para continuar a transformar Baião”, afirmou.
Como principal mensagem política, Carneiro defendeu a criação de um contrato territorial de desenvolvimento para a região do Tâmega e Sousa, destinado a reforçar infraestruturas, equipamentos públicos, emprego e qualificação. “É isso que permitirá que quem aqui quer viver o possa fazer com dignidade”, afirmou, comprometendo-se a concretizar esse plano caso venha a liderar o Governo.