Com a derrota do PS nas eleições deste domingo e demissão de Pedro Nuno Santos, começam as movimentações no interior do partido para encontrar um novo líder e o JN sabe que José Luís Carneiro estará disponível para concorrer à sucessão.
Corpo do artigo
Fonte próxima de Carneiro confirma que ele está a ser contactado por militantes do PS e por elementos da sociedade civil, para avançar e disputar a liderança dos socialistas. O antigo ministro da Administração Interna estará "disponível para servir o Partido Socialista e o país", mas este ainda é a altura de ouvir e ponderar, para "depois decidir. A mesma fonte revela que o deputado eleito por Braga na noite de ontem "falará no momento oportuno".
Em 2023, José Luís Carneiro disputou as eleições internas do PS com Pedro Nuno Santos, perdendo para o líder que agora cessa funções. O cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Braga não se deslocou, ontem, ao Hotel Altis, remetendo para hoje uma reação aos resultados. Nas sondagens feitas durante a disputa interna no PS há quase dois anos, Pedro Nuno Santos era o favorito entre os militantes, mas José Luís Carneiro surgia como o preferido dos portugueses para o cargo de primeiro-ministro.