José Luís Carneiro tem vindo a somar apoios na corrida à liderança do PS. Alguns dos mais importantes são Augusto Santos Silva, Constança Urbano de Sousa, António Lacerda Sales e Adalberto Campos Fernandes. Ao todo, nove deputados socialistas já manifestaram a sua preferência por esta candidatura.
Corpo do artigo
Na quarta-feira à noite, o presidente da Assembleia da República confirmou o seu apoio a Carneiro. Em entrevista à RTP3, Santos Silva argumentou que o atual ministro da Administração Interna é uma figura mais "moderada" do que Pedro Nuno Santos e aquela que, de entre os dois candidatos, dá mais garantias de "preservar a autonomia estratégica do PS".
Carneiro, recorde-se, foi secretário de Estado das Comunidades quando Santos Silva era ministro dos Negócios Estrangeiros. Espera-se que tanto Fernando Medina, atual ministro das Finanças, como José Vieira da Silva, ex-ministro do Trabalho, também venham a apoiar esta candidatura, tida como representando a ala Direita do PS.
Outros antigos ministros, como Adalberto Campos Fernandes (Saúde), Constança Urbano de Sousa (Administração Interna, a mesma que Carneiro agora ocupa) e Capoulas Santos (Agricultura) manifestaram, igualmente, o apoio a José Luís Carneiro. António Lacerda Sales (ex-secretário de Estado da Saúde) também já o fez.
Carlos Zorrinho, eurodeputado e antigo secretário de Estado, é outro dos apoiantes de Carneiro. Numa nota a que o JN teve acesso, descreveu-o como "um homem profundamente humanista" e com "características únicas de vontade, humildade, competência e proximidade", embora também tenha elogiado Pedro Nuno.
Nove deputados e alguns autarcas
A apoiar a candidatura do ministro da Administração Interna estão também Isabel Oneto (secretária de Estado da Administração Interna, ex-deputada e ex-governadora civil do distrito do Porto) Jorge Veloso (presidente da Associação Nacional de Freguesias) e Jorge Lacão (ex-deputado).
Para já, nove dos 120 deputados do PS manifestaram apoio a Carneiro. Além dos já citados Santos Silva (o presidente da Assembleia é, antes de mais, deputado) e Lacerda Sales (atualmente no Parlamento), também estão ao lado da candidatura os parlamentares Maria Antónia Almeida Santos, Joaquim Barreto, Maria da Luz Rosinha, Pedro Cegonho, Susana Amador, Luís Soares e Francisco Oliveira.
Com José Luís Carneiro estão ainda alguns presidentes de Câmara, como Leopoldo Rodrigues (Castelo Branco), Paulo Arsénio (Beja), Nuno Vaz (Chaves) ou Antero Barbosa (Fafe). Os antigos secretários de Estado Alberto Souto de Miranda (Adjunto e das Comunicações) e Luís Medeiros Vieira (o governante mais duradouro em democracia, tendo desempenhado funções como secretário de Estado da Agricultura, entre outras) apoiam, igualmente, esta candidatura.