Carruagem soltou-se do comboio Intercidades a caminho do Algarve. CP abriu inquérito
Uma carruagem de um comboio da CP soltou-se e ficou imobilizada na linha, na segunda-feira ao início da tarde. O incidente, com o "Intercidades" que fazia a ligação Lisboa-Faro, não causou feridos.
Corpo do artigo
A CP confirmou o incidente, por volta das 16 horas de segunda-feira, à saída da estação de Grândola. "Em causa esteve a rutura do engate entre duas composições, o que resultou na separação de carruagens", diz a empresa. Sustentando que "não existem registos anteriores" de uma ocorrência destas, anunciou que "foi já dado início a um inquérito para apurar possíveis causas e possíveis ações de melhoria."
A CP esclareceu que "a segurança dos passageiros não foi afetada, uma vez que as composições ferroviárias estão projetadas para frenarem e imobilizarem os veículos nestas situações, como aconteceu". Os passageiros da carruagem que se soltou "foram conduzidos, de forma segura, para as restantes carruagens" e a viagem prosseguiu até Faro. "A carruagem afetada foi resguardada em Grândola com a ajuda de uma locomotiva da Medway", acrescentou.
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) confirmou a separação da composição do comboio por cedência do dispositivo de engate da na primeira carruagem.
Em resposta ao JN, o GPIAAF confirma que "abriu um processo de análise preliminar" a fim de "reunir informação relevante e avaliar se há motivo para a abertura de um processo formal de investigação" ao incidente.
O resultado do processo "poderá demorar até dois meses", e será publicado no nosso sítio na Internet do gabinete que, em Portugal, tem a missão de investigar os acidentes e incidentes relacionados com a segurança das aeronaves civis e dos transportes ferroviários.