Revalidação automática do título vai abranger seis mil pessoas por mês. Mecanismo exige chave móvel digital e está disponível a partir desta segunda-feira.
Corpo do artigo
Todos os condutores de veículos ligeiros até aos 50 anos podem, a partir de hoje, renovar a carta de condução através da aplicação ID.gov. É um processo de renovação automático que, pelas contas da tutela, vai abranger cerca de seis mil condutores por mês. O mecanismo dirige-se a pessoas que estejam no período de revalidação e que não precisem de atestado médico. O Governo admite que o serviço vai aliviar a sobrecarga do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e ajudar a evitar esquecimentos e multas para quem falhar os prazos.
“Se as pessoas tiverem a aplicação ID.gov instalada vão receber uma notificação a informá-los que está a terminar a validade da carta. Depois, os condutores podem aceder ao interface que permite logo fazer a renovação automática”, explica o secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco. O cidadão, que terá de ter a chave móvel digital para entrar na app, confirma que quer fazer a revalidação e é gerado um código para o pagamento, isto é, uma referência multibanco. O custo será de 27 euros por haver um desconto de 10% para quem use as vias digitais.