Um casal e duas filhas tiveram de ser realojados, no Peso da Régua, distrito de Vila Real, depois de a sua casa ter sofrido um desmoronamento parcial devido ao mau tempo.
Corpo do artigo
A chuva intensa que tem caído na região terá estado na origem de um desmoronamento de parte da estrutura da habitação, na zona da entrada e parte inferior do acesso à casa, pelo que, por razões de segurança, o casal e duas filhas, de 10 e 16 anos, foram realojados numa residencial.
O alerta foi dado às 18.10 horas e a casa situa-se na zona da Ribeira do Rodo, na freguesia de Godim.
Os bombeiros acompanharam toda a situação e os elementos da família não sofreram qualquer ferimento. No apoio ao casal e às filhas esteve também a Proteção Civil do Peso da Régua.
Rui Lopes, comandante dos bombeiros locais, referiu ainda que, durante o dia, se verificaram pequenas quedas de muros e deslizamentos de terras pelo concelho e que o caudal do rio Douro está a subir gradualmente, mas sem ainda ter galgado a zona do cais da Régua.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real, um deslizamento de terras destruiu também, durante a tarde, um anexo agrícola em Donsumil, concelho de Mesão Frio, onde estavam três velhas.
O CDOS contabilizou 15 ocorrências em todo o distrito de Vila Real, que tiveram a intervenção dos bombeiros, estando a maior parte relacionadas com deslizamentos de terras e quedas de pedras para as vias públicas.
Foram ainda registadas outras sete ocorrências que foram encaminhadas para resolução por outras entidades, como a Infraestruturas de Portugal ou as proteções civis municipais.