As casas pré-fabricadas e modulares são cada vez mais procuradas, sobretudo devido ao preço baixo e rapidez na entrega. O crescimento deste mercado pode ajudar a mitigar a crise da habitação para a classe média, mas há cuidados a ter para que o orçamento não derrape.
Corpo do artigo
O que distingue as casas modulares das pré-fabricadas?
As casas pré-fabricadas são construídas em fábrica com processos industrializados, fora do sítio de montagem, o que permite reduzir custos associados à mão de obra e minimizar a margem de erros. As modulares também, mas nem todas as pré-fabricadas são construídas por módulos. Num e noutro caso, a maioria tem a estrutura em madeira.
Quais as vantagens e as desvantagens?
O preço baixo e a entrega rápida são as principais vantagens. Além disso, o preço não se altera durante a construção, como acontece com muitos projetos de construção tradicional. Nas desvantagens, é mais difícil construir uma casa à medida pois as opções são predefinidas. Por regra, estas casas são pagas antes da montagem. Além disso, o custo do crédito e do seguro pode ser superior.
Que cuidados se deve ter antes de comprar?
O truque está em perceber o que não está no preço: transporte, montagem, projetos, pedidos de licenças, instalações internas e externas de luz e água, base de cimento, acabamentos, revestimentos e manutenção. Como provavelmente pagará antes, convém ter confiança na empresa que presta o serviço. O custo do crédito, dos seguros e do IMI também devem ser tidos em consideração. Há câmaras que exigem madeira certificada.
Que etapas tem o licenciamento?
É preciso um terreno com aptidão construtiva. Depois pode fazer o pedido de informação prévia, contratar os projetos de arquitetura e especialidades e por fim solicitar a licença de construção, que tem o prazo de decisão de um mês. Quando a casa estiver pronta, tem de requerer a licença de habitabilidade que é emitida após vistoria ao fim de 45 dias, no máximo. O custo das licenças é muito variável, mas nunca inferior a 700 euros.
O crédito à habitação tem um spread maior?
Nem todos os bancos em Portugal concedem crédito à habitação para casas modulares, mas a maioria já o faz. Por regra, os spreads são mais altos, mas não muito. A Caixa Geral de Depósitos tem uma opção com spread entre 0,75% e 1,5%.
Os seguros do crédito encarecem?
O preço varia conforme a seguradora, mas o seguro de vida não se altera, apenas o multirriscos. David Pereira, presidente da Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros, explica que “há seguradoras que não garantem” seguros para casas avaliadas com maior risco, como as que são totalmente construídas em madeira.