Centro Europeu para o Controlo e Prevenção das Doenças alerta para quebra na taxa de vacinação. Portugal com 30 registos num acumulado de 12 meses
Corpo do artigo
Com uma queda na adesão à vacinação, o número de novos casos de sarampo na Europa não pára de aumentar. Nos últimos 12 meses, as notificações subiram oito vezes face ao ano anterior. O alerta é do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), segundo o qual oito em cada dez pessoas diagnosticadas no ano passado não estavam vacinadas, período em que Portugal, com uma cobertura vacinal acima da média, contabilizou 30 casos. Já a Roménia responde por 85% do total de diagnósticos.
Depois de “um período de atividade de sarampo anormalmente baixo” durante a pandemia, em 2023 registou-se uma subida para 3973 casos nos países que fazem parte da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE). Contudo, no ano seguinte, aquele valor chegou aos 32 265, com a Roménia (27 568), a Itália (1097) e a Alemanha (637) a registarem o maior número de diagnósticos. Em sentido inverso, Portugal registou 30 casos: depois de cinco meses consecutivos sem qualquer situação, em janeiro passado contabilizaram-se dois diagnósticos.