Ministros da Agricultura e da Cultura querem de novo direções regionais, mas o titular da Coesão rejeita: "De pouco interessa a opinião de cada um, o que interessa é a do Governo".
Corpo do artigo
O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, não aceita reverter o processo de extinção das direções regionais, como foi equacionado pelos ministros da Agricultura e da Cultura. Os poderes das direções regionais foram transferidos para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e o processo é para manter. “De pouco interessa a opinião de cada ministro”, disse.
As CCDR foram transformadas em institutos públicos a 1 de janeiro. Desde então receberam as competências das extintas Direções Regionais da Agricultura e parte dos poderes das Direções Regionais de Cultura, que estavam sob tutela centralizada dos respetivos ministérios.