Cavaco Silva anunciou, esta quarta-feira, que as eleições legislativas vão realizar-se no dia 4 de outubro.
Corpo do artigo
"Nos termos da Constituição e da lei, e depois de ouvir os partidos representados na Assembleia da República, decidi marcar para o dia 4 de outubro a realização das próximas eleições legislativas", disse Cavaco Silva numa declaração ao país.
"Todas as eleições são importantes, mas estas são particularmente importantes para o futuro de Portugal", afirmou o presidente da República, depois de lembrar que as contas do país ainda se encontram sob supervisão europeia.
Cavaco Silva voltou a pedir um governo estável e duradouro e lembrou que na Europa existem vários governos de coligação "com dois ou mais partidos".
"Um governo sem apoio parlamentar tem dificuldade em aprovar as medidas necessárias", referiu o chefe de Estado português, referindo exemplos de governos europeus.
"É da maior importância que Portugal disponha de condições de estabilidade política e de governabilidade na próxima legislatura. Sem elas será muito difícil alcançar a melhoria do bem-estar a que os nossos cidadãos justamente aspiram", afirmou.
Cavaco Silva ressalvou, contudo, que alcançar a estabilidade "é uma tarefa que compete inteiramente às forças partidárias".