Cavaco Silva aconselha Costa a ser "comedido" e a "evitar conflitos" com o presidente
O ex-presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, falou, em entrevista ao "Observador", sobre alguns casos polémicos recentes do Governo de António Costa e revelou que ofereceu um exemplar do seu novo livro “O Primeiro-Ministro e a Arte de Governar” ao primeiro-ministro, com quem mantém uma "relação pessoal normal".
Corpo do artigo
"Numa entrevista ao "Observador", Cavaco Silva comentou o caso polémico do silêncio de Costa no Conselho de Estado e disse que "não é normal". "Devo dizer que, nos meus 28 anos de Conselho de Estado, não me recordo de uma situação dessas. Mas o senhor primeiro-ministro tem com certeza as suas razões, que eu respeito", explicou.
O antigo chefe de Estado disse ainda que o primeiro-ministro deve evitar "situações de conflito" com o presidente da República. "O primeiro-ministro não ganha no confronto com o presidente da República", continuou, na entrevista. "O primeiro-ministro deve fazer o possível para evitar que o presidente da República atue de forma a impedir a concretização do programa de Governo. Deve ser muito cuidadoso nas reuniões e no diálogo que mantém com o presidente da República".
Cavaco aconselha também o primeiro-ministro a ser "comedido". "O que digo em geral, para ministros e primeiros-ministros, é que o uso excessivo da palavra desgasta", disse, acrescentando que um primeiro-ministro "deve ter muito cuidado com a transparência, com a verdade".
Caso Galamba: "Esquisito"
Em relação ao caso do roubo de um computador do Ministério das Infraestruturas por Frederico Pinheiro, ex-adjunto de João Galamba, Cavaco Silva considerou que "ultrapassou tudo o que se podia imaginar". "Tendo em conta tudo o que foi descrito na comunicação social, tenho dificuldade em imaginar que tal pudesse acontecer num Governo e que tudo continuasse na mesma na segunda-feira", comentou, acrescentando que foi "esquisito".
O ex-presidente alertou que "a mentira corrói". "Quer nos ministros, quer nos primeiros-ministros, há que ter cuidado com a mentira".
"Tenho uma relação pessoal normal com o senhor primeiro-ministro"
Na entrevista ao "Observador", Cavaco Silva revelou que enviou um exemplar do seu novo livro “O Primeiro-Ministro e a Arte de Governar” ao chefe do Governo António Costa. "Devo revelar aqui que, logo que o livro esteve disponível, enviei um exemplar ao senhor primeiro-ministro, que ele me agradeceu", apontou.
Embora haja "divergências políticas profundas", o ex-presidente explicou que "contrariamente ao que muitos pensam, tenho uma relação pessoal normal com o senhor primeiro-ministro atual".
Cavaco Silva apresentou, este mês, o seu 25.º livro, "O Primeiro-Ministro e a Arte de Governar", centrado no "comportamento de um primeiro-ministro de Portugal para que o Governo tenha sucesso", segundo o seu gabinete.