O CDS-PP dirigiu ao Governo quase 30 perguntas sobre o acidente de domingo no Túnel do Marão, nomeadamente se as consequências poderiam ter sido evitadas com as equipas operacionais no local, em vez de estarem em Almada.
Corpo do artigo
8556332
As perguntas sobre o acidente em que um autocarro de passageiros se incendiou e foi completamente consumido pelas chamas dentro do túnel são dirigidas ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, numa iniciativa parlamentar subscrita pelos deputados centristas Pedro Mora Soares, Hélder Amaral, Cecília Meireles, Álvaro Castello-Branco e Ana Rita Bessa.
Uma das questões que os deputados colocam é se as equipas operacionais estivessem na proximidade do túnel, concretamente nas entradas, como acontecia até dezembro de 2016, e não deslocalizadas em Almada, "poderia ter evitado a dimensão do incidente e o desfecho poderia ter sido mais favorável".
O CDS-PP questiona a tutela sobre vários aspetos de segurança, desde a funcionalidade do plano de emergência, à operacionalidade de equipamentos, avisos para evacuação e quem é o responsável por acionar esses alertas.
8558723
O partido quer também saber se as entidades responsáveis pela segurança atuaram coordenadamente e de imediato e se houve alguma limitação no acesso ao túnel.
Quanto tempo passou desde o primeiro alerta até à chegada dos meios de combate a incêndio é outra das perguntas do CDS-PP que quer ainda saber quanto demorou a operação de socorro e se "é compreensível que o autocarro tenha sido totalmente consumido pelas chamas (ficando reduzido à sua carcaça metálica)".
"Não teria sido possível atuar mais prontamente e evitar que chegasse a este estado tão extremo de destruição?", perguntam os centristas que questionam ainda se houve "alguma falha no abastecimento de energia durante este incidente".
Entre as várias perguntas, o CDS-PP quer saber se o sistema de extração (de fumos) funcionou tal como previsto e se os danos registados na infraestrutura poderiam ter sido evitados se a resposta tive sido mais célere.
O partido quer saber quando será restabelecida em pleno a circulação no Túnel do Marão e se a tutela "ainda considera que as condições de segurança daquela infraestrutura estão garantidas".
O CDS-PP pergunta ainda ao Governo se pretende colocar novamente no local os operadores e se serão tomadas medidas para melhorar a operacionalidade da segurança e do socorro.
Um incêndio num autocarro com 20 passageiros, da empresa Rodonorte, dentro do Túnel do Marão, ao quilómetro 74 da autoestrada do Marão, entre Amarante e Vila Real, obrigou, no domingo, ao corte do trânsito em ambos os sentidos, mas não causou vítimas.
O trânsito foi retomado no sentido Vila Real/Amarante na segunda-feira, mas a normalização da circulação nos dois sentidos poderá só estar restabelecida "dentro de alguns dias", informou a IP.
O PSD anunciou, na segunda-feira, que vai chamar ao Parlamento o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme Martins, e o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, para prestarem esclarecimentos sobre o incidente.
No mesmo dia, o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, ordenou à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a abertura de um inquérito.