O Conselho Nacional do CDS-PP aprovou, esta segunda-feira à noite, os nomes indicados pelo partido para integrar a lista da Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 9 de junho.
Corpo do artigo
A lista da AD (coligação que junta PSD, CDS-PP e PPM) às eleições europeias será encabeçada pelo jornalista e comentador televisivo Sebastião Bugalho.
O CDS-PP indica o terceiro nome, Ana Miguel Pedro, o 10.º, Vasco Weinberg, e o 15.º José Limão. "Estes nomes foram aprovados com 76 votos a favor e apenas dois votos em branco e por isso a expressão do partido foi esmagadora a propósito da valia destes nomes", disse o presidente do CDS-PP aos jornalistas no final da reunião.
Nuno Melo realçou que foi uma "votação muito expressiva".
Sobre Ana Miguel Pedro, disse que "é uma das pessoas que neste partido mais sabe de política europeia".
"Experimentada durante 14 anos no Parlamento Europeu, pela Ana Miguel Pedro passaram alguns dos mais importantes dossiês legislativos relacionados, por exemplo, com o combate à corrupção, justiça e combate ao terrorismo", indicou o ex-eurodeputado.
Ana Miguel Pedro é assessora do CDS-PP no Parlamento Europeu, tendo trabalhado com Nuno Melo, que foi eurodeputado até ao final de março. É também vogal da Comissão Política Nacional do partido.
O presidente do CDS-PP sublinhou que Vasco Weinberg é atualmente o eurodeputado do partido, tendo-o substituído na sequência das eleições legislativas, e é "uma figura pública conhecida pelo comentário político na televisão, principalmente em matérias relacionadas com política internacional", e que José Limão "trabalhou sempre nas áreas europeias".
O órgão máximo do CDS-PP entre congressos esteve reunido na sede nacional do partido, em Lisboa, durante cerca de uma hora.
Nuno Melo destacou a qualidade dos candidatos indicados pelo CDS-PP - Ana Miguel Pedro, Vasco Weinberg e José Limão - e considerou que "o país neles pode colocar uma grande esperança".
Ana Miguel Pedro, vogal da Comissão Política Nacional do CDS-PP, é assessora do partido no Parlamento Europeu há mais de 10 anos. Vasco Weinberg é atualmente o eurodeputado centrista, depois de no final de março ter substituído o presidente do CDS-PP, Nuno Melo, que é ministro da Defesa Nacional.