Centenas de passageiros estão, este sábado, retidos no interior de comboios ou a fazer transbordo para autocarros por causa da inundação ao longo das linhas férreas em diferentes pontos do país.
Corpo do artigo
Na linha do Norte, devido ao agravamento das condições meteorológicas, chegou a estar suspensa a circulação de comboios em ambas as vias entre Coimbra B e Pampilhosa e entre Alfarelos e Taveiro, mas a circulação já foi retomada.
As inundações em Estarreja obrigaram também ao corte da linha. Em algumas das composições, os passageiros retirados foram para serem transportados, por autocarro, desde Oliveira do Bairro e Estarreja para a estação de Aveiro.
É de esperar, no entanto, que consoante o estado do tempo, a circulação na linha do Norte volte a ser cortada.
Na linha Beira Alta, o Túnel de Trezói esteve inundado, impedindo a circulação entre Mortágua e Pampilhosa. A circulação de comboios já foi, no entanto, restabelecida, informou a mesma fonte. Nesta linha, alguns autocarros tiveram de levar os passageiros para a Estação de Pampilhosa, Coimbra B e Mortágua.
A linha da Beira Alta é uma linha ferroviária internacional que liga o entroncamento ferroviário da Pampilhosa (Linha do Norte), perto de Coimbra, à fronteira com Espanha (Vilar Formoso), com percurso paralelo ao eixo do rio Mondego. Foi inaugurada em 03 de agosto de 1882.
Na Linha do Douro, no concelho de Baião (distrito do Porto), os comboios já estão a circular com normalidade, depois de a circulação ter sido suspensa esta manhã devido ao mau tempo, referiu fonte da CP.
Um dos casos onde houve mais queixas por parte dos passageiros, tem a ver com o comboio intercidades que saiu de Lisboa pelas 9h30 com destino a Braga. Esteve parado em Oliveira do Bairro durante cerca de duas horas. A comida esgotou no bar e, na estação, não havia táxis para transportar os passageiros que pretendiam, por sua iniciativa, seguir viagem.
A CP fez, há momentos, o transbordo destes passageiros que seguem agora de autocarro para Aveiro.