A Área Metropolitana de Lisboa deixa de ter restrições especiais ao desconfinamentode a partir de segunda-feira, passando os centros comerciais e Lojas do Cidadão a poder abrir. Até lá, mantêm-se as regras devido aos Santos Populares.
Corpo do artigo
"Decidimos eliminar, a partir da próxima segunda-feira, as restrições que ainda existem diferenciadas relativamente ao conjunto do país, designadamente permitir a abertura dos centros comerciais de acordo com as regras definidas pela direção-geral da Saúde", anunciou o primeiro-ministro, no final da reunião do Conselho de Ministros desta terça-feira, que aprovou a proposta de lei do Orçamento Suplementar, que será apresentada ao fim da tarde, no Ministério das Finanças.
O Governo tinha decidido adiar na Área Metropolitana de Lisboa (AML), há cerca de duas semanas, o levantamento de de algumas restrições previstas na terceira fase de desconfinamento, impondo regras especiais para evitar ao máximo grandes aglomerações de pessoas.
António Costa disse ainda que espera que, no dia 1 de julho, Portugal possa alterar a situação de estado de calamidade para estado de contingência e que, em algumas regiões, como o Alentejo, se possa mesmo baixar para estado de alerta.
12293820
Saída de Centeno: "Covid passado, abraço será dado"
Depois de confirmar a exoneração do ainda ministro das Finanças e a entrada do até agora Secretário de Estado João Leão, António Costa agradeceu a "dedicação" de Mário Centeno e garantiu uma política de "continuidade", sem "qualquer alteração", e uma "tranquila passagem de testemunho".
"A vida é feita de ciclos, e quero aqui expressar publicamente que compreendo e respeito que Mário Centeno queira abrir um novo ciclo na sua vida", declarou, lembrando que, pela segunda vez em 46 anos de democracia, um ministro das Finanças cumpriu os quatro anos de uma legislatura, e que, pela primeira, ainda preparou o início da segunda.