A Associação Nacional dos Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA) apela aos proprietários de viaturas a inspecionar que mantenham o interior das mesmas o mais limpo possível, uma medida contida num manual de boas práticas agora divulgado.
Corpo do artigo
11941487
Os centros de inspeção são áreas arejadas, destacando-se no documento o alerta para a prévia preparação do veículo para a inspeção, removendo, por exemplo, quaisquer objetos no seu interior, nomeadamente cadeiras de crianças ou outros objetos pessoais que interfiram com o ato inspetivo, devendo abrir-se os vidros para permitir o arejamento do veículo, colocar todos os cintos de segurança e dispor, em local bem visível, o colete retrorrefletor e o triângulo de pré-sinalização.
No manual são também definidos os meios de proteção aos colaboradores em termos de Equipamento de Proteção Individual, controlo de temperatura corporal e higienização das instalações.
As orientações e boas práticas reunidas no manual, refere a ANCIA, serão atualizadas em função das recomendações da DGS, assim como das instruções técnicas do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).
Considera a ANCIA que, com a evolução "positiva do quadro epidemiológico, o esforço e as medidas de contingência implementadas pelos centros de inspeção, reforçadas com o Manual de Boas Práticas para o combate à covid-19", o setor se encontra "preparado para retomar de forma gradual e progressiva a atividade".