
Em Guimarães, o Serviço de Atendimento Permanente funciona no Centro de Saúde da Amorosa
Foto: Rui Dias
Aos fins de semana e feriados, o Serviço de Atendimento Permanente só funciona até às 16 horas.
A partir desta segunda-feira, todas as unidades de saúde familiares da ULS do Alto Ave vão estar abertas até às 22 horas, para dar resposta ao aumento de procura provocado pelas infeções respiratórias sazonais. No período extraordinário, entre as 18 e as 22 horas, de segunda a sexta-feira, só serão atendidos os casos de doença aguda. Aos fins de semana e feriados, a ULS do Alto Ave tem, habitualmente, um Serviço de Atendimento Prolongado (SAP) em Guimarães, Fafe, Vizela, Mondim de Basto e Cabeceiras de Basto.
Em consonância com as diretrizes da Direção Executiva do SNS, o Conselho de Administração da ULS do Alto Ave determinou que, a partir desta segunda-feira (dia 15), a ativação do Plano de Resposta Sazonal - Módulo Inverno para o nível 2. O plano implica o alargamento do funcionamento da USF, em regime de consulta aberta (sem marcação), entre as 18 e as 22 horas, entre segunda e sexta-feira. O objetivo é fazer face ao aumento da procura de serviços de saúde provocado pelo aumento de infeções respiratórias. No horário extraordinário, só serão atendidos casos de doença aguda.
A ULS do Alto Ave tem sempre em em funcionamento um SAP, para consultas de casos de doença aguda, aos fins de semana e feriados em Guimarães, Fafe, Vizela e Mondim de Basto, entre as 9 e as 16 horas e em Celorico de Basto, entre as 8 e as 20 horas, como indicado no Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários.

