Serviços de Atendimento de Situações Agudas do Porto, Gaia, Braga, Guimarães, Maia, Espinho e Vila Real reforçados devido à gripe.
Corpo do artigo
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte anunciou na tarde desta terça-feira que vai alargar o horário de funcionamento de alguns dos centros de saúde da região por se registar um "aumento da atividade gripal" e uma maior procura dos serviços de urgência.
"Desde o dia 19 de dezembro tem-se vindo a registar um aumento da atividade gripal e, em consequência, uma maior procura dos serviços de urgência hospitalar", refere a ARS do Norte numa nota em que dá conta que procedeu ao alargamento do horário de funcionamento dos Serviços de Atendimento de Situações Agudas do Porto, Braga, Guimarães, Vila Nova de Gaia, Maia/ Valongo/ Ermesinde, Espinho, Vila Real e "outros onde a procura o justifique".
O horário de atendimento para as situações agudas que se estão a registar nesta fase do ano passa a ser, nos dias úteis, das 20 horas às 24 horas, e aos fins de semana e feriados, das 9 horas às 24 horas.
5577077
A par do alargamento dos horários, a ARS do Norte adianta também que estão a ser reforçados os recursos humanos, designadamente médicos, enfermeiros, secretários clínicos, assistentes operacionais e outros profissionais.
A ARS do Norte aconselha todos os utentes que residam em lares e que necessitem de cuidados médicos nesta fase de atividade gripal que procurem "em primeiro lugar a sua equipa de saúde familiar nos centros de saúde ou pedir, dentro do estabelecido, a visitação domiciliária", antes de serem encaminhados para serviços de urgência.