Projeto tem benefícios para a saúde. Estudos mostram que melhora a autoestima e o estado de espírito.
Corpo do artigo
O projeto Cycling Without Age (Ciclismo Sem Idade) nasceu em Copenhaga, Dinamarca, em 2012. Hoje chega a 59 países, incluindo Portugal, e a 2700 localidades. Perto de 575 mil idosos já andaram de trishaw, de Espanha e outros países europeus aos Estados Unidos da América, Brasil e Nova Zelândia. Quem trabalha com os triciclos garante que a autoestima da população mais velha aumenta e o estado de espírito muda, perceções atestadas por estudos universitários. Em Copenhaga, por exemplo, "idosos que não falavam há anos, passaram a falar".
Tudo começou em 2012, quando Ole Kassow decidiu alugar um trishaw e levar um homem de 97 anos, que costumava ver sentado num banco junto ao lar no trajeto para o trabalho, a passear pela cidade. Nos dias seguintes, outros utentes daquela instituição, em Copenhaga, quiseram experimentar e assim nasceu o projeto.
Humor melhora
Dezenas de voluntários quiseram ajudar e levar pessoas, que vivem em lares e centros de dia, a zonas da cidade onde não iam há muito tempo numa "viagem por memórias" que se revelou um sucesso.
Os benefícios a nível da saúde foram, em pouco tempo, reportados pelas enfermeiras do lar. Segundo estas, explicou Ole Kassow numa TED talk, "pessoas que não falavam há anos voltaram a falar, pessoas que sofriam de demência melhoraram o seu estado de espírito e para as pessoas cegas o passeio era sobretudo o cheiro das flores, o som dos pássaros e sentirem o vento no cabelo".
"As pessoas vêm destas viagens a cantar e a sorrir. Dizem que pensavam que nunca voltariam a andar de bicicleta ou que se sentiram vivas outra vez", exemplificou ainda.
Um estudo da Universidade Heriot-Watt, na Escócia, concluiu que estes passeios melhoraram o bem-estar dos idosos. Segundo a instituição de Ensino Superior, quando solicitados a descrever o seu humor, mostraram uma melhoria nos dias em que realizaram os passeios de trishaw.
Bike Anjo ensina a pedalar
Há vários projetos de combate à solidão pelo Mundo que envolvem bicicletas. O Bike Anjo, que nasceu em São Paulo, no Brasil, ensina pessoas de todas as idades, inclusive seniores, a pedalar, desde 2010. Hoje, está em 38 países. O Ponto de Apoio realiza passeios gratuitos em bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência e idosos no Parque do Utinga, no Brasil, desde 2019.