A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, nomeou o ex-chefe de gabinete, António Gil Leitão, para presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). Hugo Fernando Carvalho Gonçalves é o novo chefe do gabinete da ministra.
Corpo do artigo
Num despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, assinado pela ministra da Habitação e pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, é nomeado o novo conselho diretivo do IHRU para os próximos cinco anos, até 2028, com efeitos a 12 de junho.
O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) passa a ser liderado por António Gil Leitão, até agora chefe de gabinete de Marina Gonçalves. Da nova composição passam também a fazer parte Filipa Serpa dos Santos, até agora professora auxiliar na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, e que vai ser vice-presidente, Cristina Matela Tavares e Fernando dos Santos Almeida, estes dois já ocupavam estas funções como vogais.
Segundo uma nota do ministério da Habitação, "o novo Conselho Diretivo tem como missão assegurar a continuidade do funcionamento do IHRU, em especial num momento em que o instituto tem responsabilidades acrescidas com a execução do Plano de Recuperação e Resiliência na componente da Habitação, e um conjunto de programas que foram sendo lançados nos últimos anos".
Para o lugar de chefe de gabinete, a ministra da Habitação nomeou Hugo Fernando Carvalho Gonçalves. Com 36 anos, natural da Póvoa de Varzim, é licenciado em Direito pela Universidade do Porto. Exerceu a atividade de advogado até 2020, altura em que foi nomeado adjunto no gabinete da então secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, hoje ministra. Desde 4 de janeiro que já estava no gabinete da ministra como adjunto.
António Gil Leitão, 46 anos, natural de Coimbra, era chefe do gabinete de Marina Gonçalves desde 4 de janeiro. É licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e já integrava o gabinete da então secretária de Estado da Habitação desde 2018. Iniciou a carreira em 2004, como jurista na Câmara Municipal de Lagos.