A empresa Sixt, de aluguer de veículos, lançou o projeto “First Mover” para levar quadriciclos elétricos aos centros urbanos. Por agora, o serviço ainda só está disponível em Lisboa.
Corpo do artigo
O projeto "First Mover", de aluguer de quadriciclos elétricos, lançado pela empresa Sixt, está direcionado sobretudo para o turismo, mas também para os jovens, pois os veículos podem ser conduzidos por utilizadores a partir dos 16 anos, desde que possuam carta de motociclo (B1).
Os quadriciclos, da marca Xev, são elétricos, com uma autonomia até 150 quilómetros, com facilidade de estacionamento e apresentam "conforto e inovação aliados à sustentabilidade", caraterísticas idênticas aos de um automóvel citadino convencional, "a preços reduzidos", segundo um comunicado da empresa.
O projeto foi disponibilizado aos clientes na última semana de janeiro e a Sixt, questionada pelo JN, revelou que o feedback por parte do público tem sido positivo. A empresa reforça ainda que o conceito será de alugueres flexíveis, com tarifas "sempre económicas". Para já, os preços de aluguer fixam-se entre os seis e os oito euros por dia.
Numa fase inicial, os modelos estão disponíveis para aluguer em três estações de rent-a-car no centro de Lisboa: Picoas, Estefânia e Tivoli. Ao JN, a empresa avançou que o projeto poderá ser levado para outras localizações, sobretudo para centros urbanos, remetendo novidades até ao verão.
Com este projeto, a empresa de rent-a-car quer reforçar a sua posição na inovação em mobilidade e na transição para um futuro mais responsável, destacando a iniciativa pela "conveniência, versatilidade e sustentabilidade" que estes microcarros oferecem ao transporte nas grandes cidades.
A Sixt é uma empresa mundial de aluguer de veículos, representada em Portugal pelo Grupo JAP, que detém 30 estações, com cerca de 4000 viaturas disponíveis, desde elétricos, utilitários e de luxo.