Os distritos de Évora, Faro, Setúbal e Beja vão estar sob aviso amarelo na quinta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Corpo do artigo
Estes quatro distritos do sul de Portugal continental vão estar com aviso entre as 3 horas e as 18 horas de quinta-feira.
O IPMA colocou também o distrito de Faro sob aviso amarelo por causa do vento forte, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora (km/h), em especial na faixa costeira, entre as 12 horas e as 18 horas de quinta-feira.
Guarda e Castelo Branco estão igualmente com aviso amarelo, mas por causa da queda de neve acima de 1500 metros entre as 12 horas desta quarta-feira e as 0.00 horas de quinta-feira.
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos de Lisboa, Leiria, Beja e Coimbra devido à agitação marítima entre as 0.00 horas e as 12 horas de sexta-feira.
Por causa da ondulação, Faro vai estar sob aviso amarelo entre as 15 horas de quinta-feira e as 0.00 horas de sexta-feira e entre as 0.00 horas e as 12 horas de sexta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 4,5 metros.
Também o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 90 km/h entre as 15 horas de hoje e as 15 horas de quinta-feira.
Nas regiões montanhosas da ilha da Madeira o aviso de vento com rajadas até 120 km/h vai estar em vigor entre as 18 horas de hoje as 12 horas de quinta-feira.
A costa norte e as regiões montanhosas da ilha da Madeira e a ilha de Porto Santo vão estar sob aviso laranja devido à agitação marítima entre as 21 horas de hoje e as 14 horas de quinta-feira, passando depois a amarelo, prevendo-se onde noroeste com 5 a 6 metros.
O aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Segundo a informação disponibilizada pelo IPMA, o agravamento do estado do tempo está associado à depressão Konrad que estará centrada hoje a oeste da Península Ibérica e a norte do arquipélago da Madeira.
Esta depressão, de acordo com o IPMA, ficará estacionária a norte dos Açores, não afetando diretamente o estado do tempo no continente e no arquipélago da Madeira.