Triagens vão ser abreviadas e vai haver reforço de profissionais nas centrais telefónicas
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O INEM vai reforçar os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) com enfermeiros, alocando-os a situações específicas, como a receção dos dados das equipas que estão no terreno, o tratamento das “vias verdes” e a gestão dos constrangimentos nos hospitais, “aliviando a carga de trabalho” que está a recair sobre os técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) e libertando-os para o atendimento. As chamadas com tempo de espera superior a três minutos vão ter uma triagem abreviada e está a ser estudada a automatização do atendimento com uma pré-triagem que priorize os telefonemas emergentes e encaminhe os menos graves para o SNS24.
São medidas de contingência para “momentos adversos” como o que o INEM está a viver, em resultado da falta de recursos humanos e da greve que o sindicato dos TEPH decretou às horas extra por tempo indeterminado. Na segunda-feira, àquelas dificuldades juntou-se a greve da Função Pública, e houve um momento em que as centrais tiveram mais de 100 chamadas em espera, registando-se pelo menos cinco mortes que poderão estar relacionadas com o atraso no socorro.