A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) vai promover, de 20 de junho a 16 de agosto, sessões de cinema ao ar livre nas vinhas de oito quintas do território, com provas de vinho e sorvetes com sabores de castas emblemáticas (Alvarinho, Vinhão, Loureiro e Avesso).
Corpo do artigo
A iniciativa "Cinema na Vinha”, este ano com o tema “Viagem pelos Sentidos”, tem programadas 18 sessões de cinema em propriedades produtoras em Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto, Valongo, Ponte de Lima, Penafiel, Melgaço Amarante. Haverá também exibições nos jardins da Casa dos Vinhos Verdes, no Palacete Silva Monteiro, no Porto.
O ciclo de cinema tem como curadores Paulo Cunha e Tiago Fernandes, que o descrevem como “um convite para replicar uma autêntica prova organoléptica, apreciando a cor, textura, aroma e sabor de obras cinematográficas provenientes de várias latitudes, mas que, tal como acontece com os Vinhos Verdes, captam de forma única o que de melhor se faz nesses locais”. Propõem-se a “explorar e saborear a diversidade cultural e cinematográfica do mundo, viajando por paisagens autóctones e modos de viver singulares”.
Dora Simões, presidente da CVRVV, adianta, por seu turno, que a iniciativa “tem conquistado cada vez mais espectadores que, um pouco por toda a região, gostam de usufruir desta sala de cinema a céu aberto que lhes apresenta uma programação alargada e a oportunidade de harmonizar o cinema com diferentes perfis de vinhos da região dos Vinhos Verdes”.
Com inscrição obrigatória, as sessões têm um custo de 10 euros, têm início às 21.30 horas e são limitadas a um máximo de 50 pessoas.
Da programação, fazem parte filmes de realizadores como David Lynch, Payal Kapadia, Marie Amachoukeli-Barsacqadia, Sean Price Williams, Walter Salles, Emmanuel Courcol e Pawo Choyning Dorji.