A nuvem de cinzas vulcânicas não impedirá Bento XVI de visitar Portugal entre os próximos dias 11 a 14. "É evidente que, acontecendo qualquer coisa, também haverá esquemas alternativos", garantiu o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Corpo do artigo
Segundo Manuel Morujão, o Papa "poderia entrar em território português por outro lado", remetendo depois qualquer explicação sobre o estudo do percurso alternativo ao avião para as forças de segurança. "Esperamos que o vento sopre para outro lado", afirmou.
Relativamente às medidas de segurança previstas para a visita de Bento XVI, o responsável explica que são "normais" para um chefe de Estado como é o Papa. "Pode-se entrar no Terreiro do Paço, em Lisboa, na Avenida dos Aliados, no Porto, e em Fátima sem complicações", assegurou.
Sobre a possibilidade de virem a ser distribuídos preservativos durante a visita do Papa, o porta-voz da CEP disse acreditar que "vai prevalecer o bom senso". "Cada um é livre de fazer o que quiser, mas o respeito fica bem a qualquer pessoa de Esquerda ou de Direita, católica ou agnóstica", afirmou.
Na reunião do Conselho Permanente da CEP, ontem, em Fátima, os bispos alertaram ainda para a necessidade de serem construídos os Caminhos de Fátima. "Estas histórias últimas recordam-nos que os Caminhos de Fátima são uma prioridade", disse Morujão, salientando que as autoridades civis em colaboração com o Santuário estão a trabalhar no assunto.
"É necessário arranjar uma estrutura de caminhos alternativos, que não seja pelas grandes vias onde os passeios são inexistentes ou insignificantes", sustentou.