O Colégio Efanor, em Matosinhos, ocupa pelo terceiro ano consecutivo o lugar cimeiro do Ranking das Escolas do JN. O espírito de entreajuda e o apoio dos professores explicam o sucesso de uma escola que funciona "como uma família" e que tem um programa de bolsas que ajudou mais de uma centena de alunos este ano letivo.
Corpo do artigo
O amplo e luminoso átrio do Colégio Efanor, na Senhora da Hora, é local de reencontros. Há um ano que Filipa Maudslay se despediu da escola onde completou o Ensino Secundário, com a média brilhante de 19,3 valores, para ingressar na Universidade Católica, onde estuda Direito. “Sabia que para entrar na minha faculdade de sonho, esta seria a melhor escolha. E, por isso, disse aos meus pais para me inscreverem no Colégio Efanor no Secundário”, justifica.
Boa aluna desde sempre, a jovem de Águas Santas conseguiu uma bolsa de estudo graças ao programa da Fundação Belmiro de Azevedo, promotora do colégio, que ajudou mais de 100 jovens no último no letivo. Os bolseiros já representam 10% do universo escolar, um número que a direção ambiciona aumentar para os 15% no próximo ano.