O comboio Celta, que liga o Porto a Vigo, na Galiza, vai ser reposto com quatro ligações diárias, com preço de bilhete promocional, a partir de 17 de outubro.
Corpo do artigo
De acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira pelo Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, do Governo de Espanha, a viagem no comboio internacional custará 5,25 euros, desde a data de retoma a 100% do serviço até 11 de dezembro. Até agora e após paragem devido à pandemia, o Celta circula apenas uma vez por dia.
"A Renfe e a Comboios de Portugal decidiram repor todos os serviços conhecidos como comboios Celta (nome comercial) que ligam as cidades do Porto e Vigo a partir de domingo, 17 de outubro, até completar 100% os comboios que circulavam antes do início da pandemia", anunciou aquele ministério espanhol, referindo que "um total de quatro serviços, dois por sentido, completavam a oferta habitual entre as duas cidades".
No mesmo comunicado, é referido que a Renfe e a CP reiniciam o serviço "com lugares promocionais, de 17 de outubro a 11 de dezembro, com um preço de 5,25 euros, para viajar entre Vigo e Porto; e de 10,30 euros para viajar entre Santiago e Porto".
O comboio regressa nos seus horários habituais de antes da pandemia: em 16 de agosto de 2020 foi retomado o Celta com saída às 8.58 horas (hora espanhola) de Vigo-Guixar e chegada ao Porto às 10.20 horas (hora portuguesa). E no sentido inverso com saída às 8.13 horas (hora portuguesa) e chegada a Vigo-Guixar às 11.35 horas (hora espanhola).
A partir de 17 de outubro, retomam os comboios com saída de Vigo-Guixar às 19.56 horas (hora espanhola) e chegada ao Porto às 21.18 horas (hora portuguesa). E em sentido inverso com saída às 19.10 horas (hora portuguesa) e chegada
a Vigo-Guixar às 22.34 horas (hora espanhola).
O Celta esteve totalmente parado por duas vezes devido à pandemia: de 15 de março a 16 de agosto de 2020 e de 31 de janeiro a 1 de maio deste ano.