Muita água, sumos, frutas e saladas. Com o calor a apertar, estas são boas sugestões para manter os níveis de hidratação que o organismo necessita.
Corpo do artigo
A nutricionista Juliane Martins, da Ordem dos Nutricionistas, aconselha que os veraneantes aproveitem a “grande variedade de frutas” da época, nomeadamente aquelas que “são muito ricas em água, como melão e melancia”, para ajudar a manter o corpo hidratado. Outra sugestão para esta época é apostar nas “saladas, comer vegetais cozidos ou experimentar sopas frias”, já que as sopas quentes poderão não agradar a muitos quando os termómetros sobem, mas é preciso incluir vitaminas e nutrientes na alimentação para nos mantermos saudáveis.
Beber muita água é imprescindível, até porque com a transpiração se perdem minerais como magnésio, potássio e sódio.
Não nos devemos esquecer de repor os níveis de cálcio, através de lacticínios ou alternativas vegetais, um conselho que ganha especial relevo quando se trata de crianças, idosos e mulheres que entram na menopausa. E, por fim, resistir à tentação dos fritos, carnes gordas e comidas muito condimentadas ou com demasiado sal.
Cuidados
Água e mais água
É importante beber muita água nos períodos de maior calor. Idosos e crianças poderão nem sempre sentir sede, pelo que os familiares devem estar atentos.
Evitar cremes e molhos
É preciso especial atenção quando se consomem molhos e cremes que levem ovos nas praias, porque o contacto com o sol pode levar à sua deterioração e provocar intoxicações.