Ursula von der Leyen espera pela nomeação da comissária eslovena. Composição final só será conhecida no dia 17.
Corpo do artigo
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, adiou para a próxima semana a apresentação do novo colégio de comissários europeus, agendada inicialmente para esta quarta-feira.
Na base do adiamento está o facto da nomeada da Eslovénia ainda não ter sido aprovada pelo parlamento daquele país, o que acontecerá na sexta-feira.
O anúncio do colégio de 27 comissários que vão compor o próximo Executivo de von der Leyen estava marcado para hoje. Seria durante a reunião da Conferência dos Presidentes das Delegações do Parlamento Europeu.
Numa declaração à imprensa, ontem, o porta-voz da Comissão Europeia, Eric Mamer, informou que a Comissão “solicitou ao Parlamento Europeu o adiamento da apresentação da presidente Ursula Von der Leyen à Conferência dos Presidentes das Delegações sobre a composição do colégio até a lista de nomeados estar completa”.
A justificar o adiamento está o atraso na nomeação da Eslovénia. O Governo tinha começado por apresentar um homem para comissário, mas, por pressão de von der Leyen, acabou por substituí-lo por uma mulher.
A nomeada eslovena é a ex-embaixadora Marta Kos, cujo nome terá de ser aprovado pelo Parlamento da Eslovénia, o que vai acontecer esta sexta-feira. “É só depois deste passo que a nomeação da candidata será oficial”, acrescentou o porta-voz.
A apresentação do colégio de comissários é na próxima terça-feira, dia 17, em Estrasburgo.
Ursula von der Leyen ganha uma semana para a fechar a composição final da próxima Comissão. A comissária nomeada por Portugal é Maria Luís Albuquerque.