Comissão Executiva da CGTP sugere Tiago Oliveira para suceder a Isabel Camarinha
A Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP propôs, esta segunda-feira, o nome de Tiago Oliveira para novo secretário-geral. O mecânico nortenho, de 43 anos, substituirá Isabel Camarinha, que deixa o cargo no fim do mês. Tiago Oliveira será o líder mais jovem desde que, em 1986, Carvalho da Silva assumiu funções.
Corpo do artigo
Segundo uma nota enviada pela Intersindical às redações, a Comissão Executiva decidiu "sugerir Tiago Oliveira para exercer as funções de secretário-geral da CGTP-IN para o mandato 2024/2028". A reunião serviu ainda para tratar "de aspectos relativos à composição da Comissão Executiva e do Secretariado para reflexão e aprovação pelo novo Conselho Nacional", acrescenta a nota.
Isabel Camarinha, que estava no cargo desde 2020, cessará funções no congresso dos dias 23 e 24. Além de se encontrar em final de mandato, também se aproxima do limite de idade que a Intersindical estabelece para os integrantes dos seus órgãos.
Tiago Oliveira prepara-se para ser o sexto secretário-geral da história da CGTP. Será, também, o líder mais jovem desde que, em 1986, Manuel Carvalho da Silva chegou ao cargo, então com 37 anos. O sucessor deste, Arménio Carlos, assumiu funções com 56 anos, ao passo que Isabel Camarinha se tornou a primeira secretária-geral quando estava a meses de completar 60 anos.
Mecânico, dirigente sindical há 18 anos e ex-candidato da CDU
Tiago Oliveira é mecânico na empresa Auto-Sueco, dirigente sindical desde 2006 e coordenador da União de Sindicatos do Porto desde 2016. Em 2019 e 2022 foi candidato a deputado pela CDU no distrito do Porto, ambas as vezes em lugar não elegível. Nas autárquicas de 2021, candidatou-se, pela mesma coligação, à presidência da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, em Matosinhos.
O nome proposto pela Comissão Executiva da CGTP é, também, membro do Conselho Nacional da Intersindical desde 2012 (XII Congresso) e membro da comissão executiva do Conselho Nacional desde 2016 (XIII Congresso).
Entre 2006 e 2010, Tiago Oliveira foi membro da direção do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas do Distrito do Porto. Desde maio de 2010, pertence à direcção do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte - SITE-NORTE.
É ainda membro da direcção da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas desde 2007.