Da campanha #TensPoder fazem parte uma banda sonora de jovens músicos, numa parceria com a Carolina Deslandes, estando também agendada a pintura de um mural por alunos do Secundário de Proença-a-Nova. E há mais oito projetos em curso.
Corpo do artigo
A Comissão Comemorativa 50 anos do 25 de Abril lançou uma campanha intitulada #TensPoder, com o objetivo de lembrar aos jovens "o poder que a democracia lhes dá", e "para lhes mostrar que todos podem dar o seu contributo para uma democracia mais participada", destaca em comunicado.
A iniciativa incluiu a criação de uma banda sonora por jovens artistas da Academia de Música Urbana Skoola, em parceria da cantora e compositora Carolina Deslandes, bem como a pintura de um moral por alunos do Ensino Secundário de Proença-a-Nova, e a divulgação de oito projetos.
A banda sonora contou com nove artistas dos 12 aos 18 anos, que trabalharam com a Carolina Deslandes. Para a elaboração das músicas, os artistas refletiram e debateram a ditadura e liberdade, durante três dias, com a ajuda de uma sessão de esclarecimento e contextualização histórica.
A pintura do mural vai ser planeada nos dias 7 e 8 de abril, em Proença-a-Nova, no projeto de "Conversas e Oficinas". A associação "A Casa ao Lado" vai informar e debater sobre o 25 de Abril, com um grupo de 20 alunos do Ensino Secundário, de origem portuguesa e cabo-verdiana, de modo a organizarem e construírem o mural com esse tema.
A plataforma divulga ainda oito projetos em curso que querem promover a democracia, tais como: a MyPolis, uma associação que promove a literacia política, cívica e democrática nos mais jovens; a Academia de Música Urbana Skoola, autora da banda sonora da campanha, e que ensina música de forma não convenciona.
O coletivo Warehouse, que cria projetos arquitetónicos culturais e sociais, e o projeto Kitchen Dates, que promove a literacia alimentar e ajuda na adoção de práticas sustentáveis são exemplo de outras atividades promovidas no âmbito da campanha, assim como a participação de Diogo Gazella Carvalho, artista "que explora temas como identidade, território e expressão cultural".
A Próxima Geração, "a primeira Academia apartidária" em Portugal; o Gender Calling, um projeto jornalístico que aborda diversidade e inclusão; e a Rede ex-aequo, uma associação LGBT+, completam a lista dos oito projetos.
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril iniciaram-se em março de 2022 e vão decorrer até ao final de 2026. O ano de 2025 é dedicado aos 50 anos das primeiras eleições livres em Portugal.