
O deputado do Chega Filipe Melo
Foto: Facebook Filipe Melo
A Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados volta a repetir o aviso a Filipe Melo do partido Chega, depois de ter dito "vai para a tua terra" à deputada socialista Eva Cruzeiro.
Num relatório de 20 de janeiro, a comissão insta o deputado a ponderar sobre se tem condições para continuar como membro da Mesa da Assembleia da República (AR), onde ocupa o cargo de vice-secretário.
A comissão concluiu que a expressão usada por Filipe Melo "assume, sem margem para dúvidas, a forma de um insulto racista e xenófobo, o que constitui uma conduta imprópria e indigna". A 25 de setembro, o mesmo deputado enviou beijos à deputada do PS Isabel Moreira, a partir da Mesa da Assembleia da República.
Por ser a segunda vez "da violação grave dos deveres de deputado", a comissão de transparência insta novamente o deputado a refletir sobre o seu cargo enquanto vice-secretário da Mesa da Assembleia, depois de ter feito a mesma recomendação em novembro, após a polémica com Isabel Moreira.
Pedido de desculpa
Os deputados presentes naquela comissão recomendam a Filipe Melo para pautar a sua conduta pelo respeito da dignidade dos deputados e pelos "deveres de urbanidade e lealdade institucional". Apesar de ter sido instado a fazer um pedido de desculpa formal a Isabel Moreira, Filipe Melo não o fez até ao momento.

