Parecer da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) propõe que alunos só façam exames que sirvam de ingresso aos cursos e que média do Secundário seja feita com a avaliação interna.
Corpo do artigo
A avaliação da CNAES ao processo de acesso do ano passado "é positiva" e, por isso, "face ao cenário de calamidade" a Comissão propõe ao Governo a manutenção das regras aplicadas no ano passado.
"Faz todo o sentido manter as orientações para dar mais estabilidade" aos alunos e famílias, frisa ao JN o presidente da CNAES, reitor da universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Fontainhas Fernandes.
Assim, a proposta da comissão é que os alunos do 11.º e 12.º apenas façam os exames que sejam pedidos pelas instituições de Ensino Superior como provas de ingresso e que a conclusão do Secundário seja feita através da avaliação interna.
O parecer aprovado esta segunda-feira em reunião da CNAES será agora enviado ao ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, que terá de decidir as regras da média de acesso e o calendário do concurso nacional de acesso que ainda está por aprovar. Na sexta-feira, o ministério da Educação, recorde-se, anunciou o adiamento dos exames do Secundário para julho e setembro. No ano passado a primeira fase de candidaturas decorreu entre 7 e 23 de agosto e as colocações foram divulgadas a 28 de setembro. A CNAES volta a reunir na próxima segunda-feira, dia 22.