Comissões de festas angariam verbas a fazer excursões às luzes de Vigo
A iluminação de Natal de Vigo, em Espanha, transformou-se num produto turístico, que atrai milhares de portugueses. E a procura aguça o engenho, multiplicando-se as excursões organizadas por agências de viagens, por juntas de freguesia e, também, por particulares.
Corpo do artigo
Há comissões de festas que angariam verbas com viagens a Vigo para ajudar a pagar as festividades, à boleia da curiosidade que o evento provoca do lado de cá da fronteira. Operadores rodoviários, como a FlixBus, reforçam as ligações diárias e são também muitos os que se deslocam de comboio. As luzes de Vigo foram ligadas a 16 de novembro e só se apagarão depois de 12 de janeiro. E até lá, segundo o Município galego, que monitoriza o fluxo de visitantes através de um “sistema legal” que recorre aos telemóveis, serão “dezenas de milhares” os visitantes lusos.
“É a segunda excursão a Vigo que organizamos. Em 2023, conseguimos encher cinco autocarros. Este ano, ainda estamos a recolher inscrições. Está prevista para o dia 28, já temos dois autocarros completos e não sabemos como terminará. Se formos aos quatro, seria muito bom”, conta Fernando Barros, da comissão de festas de Nossa Senhora Mãe dos Homens e tesoureiro da Junta de Moreira da Maia. A excursão parte depois do almoço, a tempo de chegar antes da hora a que as luzes são ligadas (18 horas espanholas) e regressa depois da meia-noite. Custa 20 euros e cada autocarro leva 55 pessoas.