Composição do meteoro que iluminou céu de Portugal e Espanha continua incógnita
Enorme bola de luz azul entrou na atmosfera por Badajoz e percorreu 500 quilómetros em cerca de dez segundos para o Norte português. Pode ser fragmento de asteroide, de cometa ou lixo do espaço. Procuraram-se destroços em Montemuro, mas vaporizou-se no ar.
Corpo do artigo
Uma enorme bola de luz azul com um rasto flamejante iluminou o céu de Portugal e Espanha, anteontem à noite, e foi avistada em muitas localidades do Norte ao Sul. Trata-se de um meteoro, um objeto que percorreu 500 quilómetros em Portugal e que se terá desintegrado no ar, acima do mar, ao largo do Porto e Minho. Ainda houve buscas por destroços na serra de Montemuro, em Castro Daire, mas os estrondos ouvidos à passagem do objeto foram só consequência da velocidade de 161 mil quilómetros por hora.
Faltavam 15 minutos para a meia-noite, quando o meteoro (e não meteorito, pois não caiu no solo) entrou na atmosfera sobre a localidade de Don Benito, Badajoz. Numa dezena de segundos, percorreu Portugal até se desintegrar no Noroeste do nosso país. Pelo caminho, surpreendeu milhares de pessoas que recorreram aos telemóveis para eternizar o sucedido.