
Consumo e-commerce atingiu níveis nunca registados em Portugal
Foto: Kaboompics/Pexels
A aquisição de produtos por e-commerce (via online) subiu 19% no último Natal face à mesma temporada de 2024, revelou a SIBS Analytics. A média diária foi de 9,4 milhões de euros movimentados.
"O consumo e-commerce na época natalícia de 2025 manteve a tendência de crescimento, registando um aumento de 19% no número e de 14% no valor total de compras realizadas entre os dias 1 e 24 de dezembro do ano anterior", revelou a SIBS, entidade responsável pela gestão das redes de caixas Multibanco e todos os respetivos canais.
Brinquedos e jogos (54%), casa e decoração (46%), perfumaria e cosmética (46%) e moda e acessórios (36%) foram os setores que mais viram disparar a quantidade de pagamentos.
Já no que diz respeito à evolução do consumo em loja, verificou-se um aumento de 6% em número e 5% em valor.
O pico de operações notificadas pelo SIBS foi atingido a 24 de dezembro, às 11h03, com 446 transações por segundo.
Os restantes dias com mais movimento foram 23 de dezembro (mais 27% em valor e 48% em número), 22 (mais 14% e 25%, respetivamente) e 19 (mais 11% e 14%).
De acordo com a mesma análise, uma em cada cinco aquisições foi paga através de MB WAY. "Estas transações registaram um crescimento significativo, com um aumento de 36% em número e 31% em valor em e-commerce e de 21% em número e 29% em valor em em loja", explicou o SIBS.
Quanto ao consumo de turistas em Portugal também durante o período natalício, registou-se um crescimento de 13% em termos globais e de 10% no que diz respeito a quantias. "A mesma tendência de crescimento verificou-se com os portugueses no estrangeiro", destacou.
