A Assembleia da República vai lançar a 1 de janeiro um Concurso Nacional de Fotografia, intitulado “Fala-me em Liberdade”, que pretende premiar jovens entre os 15 e 25 anos que produzam obras de fotografia originais subordinadas ao tema dos 50 anos do 25 de Abril.
Corpo do artigo
O valor dos prémios irá, no total, ascender a 3250 euros, sendo que o vencedor do primeiro prémio irá receber 1500 euros, o segundo 1000 euros e o terceiro 750 euros.
As inscrições abrem no primeiro dia de 2024 e terminam a 31 de março. Os destinatários do concurso são jovens entre os 15 e os 25 anos. Para participar, cada interessado deve inscrever-se e submeter as suas fotografias em formato digital com boa resolução (no máximo cinco), as quais devem ser originais e inéditas, ou seja, nunca publicadas anteriormente.
A seleção dos vencedores será realizada por um júri composto por três pessoas, o diretor do Gabinete de Comunicação da Assembleia da República, Francisco Feio, a professora da Universidade Nova de Lisboa, Margarida Medeiros, e o fotógrafo Fernando Ricardo.
Os critérios que o júri irá ter em conta são a composição estética e a qualidade técnica da fotografia, a sua originalidade e criatividade e o respetivo enquadramento no tema.
Além disso, posteriormente, a Assembleia da República pondera realizar uma exposição com a seleção dos trabalhos apresentados.
Em 2024, comemoram-se os 50 anos do 25 de Abril, a revolução dos cravos que ditou a queda do regime ditatorial do Estado Novo, marcando o início da transição para a democracia. Por isso, a Assembleia da República vai desenvolver iniciativas comemorativas desse 50º aniversário, "contribuindo para a divulgação da história recente, plural e democrática do país."