Há 42 centros de saúde a funcionar após as 20 horas durante os dias úteis, garantindo resposta no período noturno a situações de doença aguda, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Saúde. No fim de semana vão estar abertos 189 centros de saúde em vários pontos do país. Saiba quais são.
Corpo do artigo
Nos dias úteis há 42 centros de saúde abertos depois das 20 horas. Veja aqui listagem.
Para dar resposta à elevada procura de cuidados de saúde, no próximo fim de semana haverá 189 centros de saúde. Pode consultar aqui.
Em comunicado, o Ministério da Saúde reforça a importância de conhecer as alternativas aos serviços de urgência dos hospitais e de ligar previamente para o SNS24 (808 24 24 24) para aconselhamento e encaminhamento para a unidade de saúde mais adequada.
"É essencial que os utentes recorram aos níveis de cuidados recomendados, de modo particular nos momentos de maior procura como o que se vive atualmente em resultado do incremento das infeções respiratórias e do tempo frio, que pode descompensar doença crónica".
Além das unidades a funcionar durante a noite, há centros de saúde com horário de atendimento pós-laboral até às 20 horas e 39 Serviços de Urgência Básica.
Realçando que os cuidados primários assumem um papel determinante na resposta à população, o Ministério da Saúde sublinha que em dezembro, os centros de saúde garantiram cerca de 2,5 milhões de consultas, tendo realizado mais de 50 mil atendimentos nos fins de semana alargados de Natal e Ano Novo.
"Em alguns dias das últimas semanas foram asseguradas mais de 150 mil consultas por dia", acrescentou.
Nos últimos dias, refere o comunicado, verificou-se também um aumento das chamadas para o SNS24, 62 mil entre o dia 27 de dezembro e o dia 2 de janeiro, uma subida de 12% face aos sete dias anteriores.